CURSOS


O Aeroclube de Eldorado do Sul possui um leque de cursos teóricos e práticos para melhor atendê-lo.
Piloto Privado (PP) | Piloto Comercial (PC) | Voo por Instrumentos (IFR) | Instrutor de Voo (INVA) | Comissário de Voo (CMS) | Preparatório para seleções aéreas | PBN - Performance Based Navigation

PILOTO PRIVADO (PPA)



TEÓRICO

Matérias do Curso:
- Meteorologia;
- Navegação Aérea;
- Conhecimentos Técnicos;
- Regulamento de Tráfego Aéreo;
- Teoria de Voo de Baixa Velocidade.

ANAC | MCA 58-3 - IAC. Manual do Curso de Piloto Privado Avião.


PRÁTICO

ATENÇÃO: É compulsoriamente obrigatório ao candidato, ser portador do Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª ou 2ª Classe válido. Informações Sobre Exames de Saúde

O Curso Prático de Piloto Privado habilita o aluno a pilotar aeronaves partriculares, ou seja, a pessoa portadora da Licença de Piloto Privado não pode exercer atividade remunerada pilotando aeronaves. Seguindo as normativas da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, o curso é dividido em 3 fases de treinamento, sendo elas:

Fase 1: Pré-solo (Mínimo de 17 horas + 1 hora de voo SOLO) *
Fase 2: Aperfeiçoamento (Mínimo de 10 horas)
Fase 3: Navegação (Mínimo de 10 horas de voo DIURNO + 3 horas de voo NOTURNO)

Total: 41 horas + Voo de Check **

* Obs.: Se considerado apto pelo Instrutor de Voo, após a 17ª hora é realizado o Voo Solo do aluno. É obrigatório ter obtido APROVAÇÃO no Exame Teórico de Piloto Privado e ter 18 anos completos até a data do voo. A próxima fase pode ser iniciada apenas se o aluno for considerado apto e realizar o Voo Solo. Caso não apto, segue treinamento na fase 1 até adquirir a proficiência.

** As horas totais do curso de PP-A dependem da frequência dos voos e do aproveitamento do aluno. Após a conclusão de todas as fases descritas acima, o aluno é liberado ao voo de Check, realizado no Aeroclube de Eldorado do Sul por examinadores credenciados pela ANAC. O tempo do voo de check depende exclusivamente do examinador.

ANAC | RBAC nº 61 EMENDA nº 07 - LICENÇAS, HABILITAÇÕES E CERTIFICADOS PARA PILOTOS. (SUBPARTE D - LICENÇA DE PILOTO PRIVADO 61.71 - 61.85)

PILOTO COMERCIAL (PCA)



TEÓRICO

Matérias do Curso:
- O Piloto Comercial Avião - Preparação e Atividade;
- Matemática;
- Física;
- Segurança de Voo;
- Inglês Técnico;
- Conhecimentos Técnicos de Aeronaves;
- Meteorologia;
- Navegação Aérea;
- Regulamento de Tráfego Aéreo;
- Teoria de Voo de Baixa e Alta Velocidade;
- A Aviação Civil;
- Segurança da Aviação Civil contra atos de Interferência Ilícita;
- Regulamento da Aviação Civil;
- Regulamento da Profissão de Aeronauta;
- Medicina Aeroespacial.

ANAC | Manual do Curso de Piloto Comercial Avião. Não contém alterações da portaria 2085/SCD, de 27/10/2011 , e da portaria 2002/SPO, de 04/08/2016.


PRÁTICO

ATENÇÃO: É compulsoriamente obrigatório ao candidato, ser portador do Certificado Médico Aeronáutico (CMA) exclusivamente de 1ª Classe válido. Informações Sobre Exames de Saúde

O Curso Prático de Piloto Comercial é o primeiro curso profissionalizante dentro da carreira de um piloto. É após a conclusão do mesmo que o piloto pode exercer atividade remunerada. A Licença de Piloto Comercial pode ser emitida juntamente com as habilitações de multimotor e IFR. Normalmente estes 3 cursos são feitos em paralelo, ou seja, o aluno inicia os voos com o objetivo de obter prerrogativa de Piloto Comercial MLTE IFRA. Vale ressaltar que, a Licença de Piloto Comercial pode ser emitida com outras habilitações ou não.

Seguindo as normativas da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, o aluno que requer Licença de Piloto Comercial, deve adquirir, no mínimo *150 horas de voo, de acordo com as habilitações pretendidas.

Total: 150 horas + Voo de Check **

* As horas obtidas durante o curso de Piloto Privado, contabilizam no somatório, sendo assim, um aluno que obteve a licença de Piloto Privado com 40 horas de voo, necessita de mais 110 horas durante o Curso de Piloto Comercial.

** As horas totais do curso de PC-A dependem da frequência dos voos e do aproveitamento do aluno. Após a conclusão de todas as horas de voo o aluno é liberado ao voo de Check, realizado no Aeroclube de Eldorado do Sul por examinadores credenciados pela ANAC. O tempo do voo de check depende exclusivamente do examinador.

ANAC | RBAC nº 61 EMENDA nº 07 - LICENÇAS, HABILITAÇÕES E CERTIFICADOS PARA PILOTOS. (SUBPARTE E - LICENÇA DE PILOTO COMERCIAL 61.91 - 61.105)

VOO POR INSTRUMENTOS (IFR)




O Curso de Voo por Instrumentos (IFR) capacita o piloto a operar aeronaves em condições meterológicas adversas. No voo IFR o piloto utiliza unica e exclusivamente dos instrumentos de bordo da aeronave, efetuando chegadas e saídas de aeródromos controlados. Voar IFR requer prática, atenção e raciocínio rápido. Na maioria das vezes ministrado em conjunto ao Piloto Comercial (não exclusivamente), o Curso de Voo por Instrumentos do Aeroclube de Eldorado do Sul é um dos mais completos do país.

As aeronaves da instituição habilitadas para este tipo de voo, possuem a bordo sistemas de GPS (GNSS - Global Navigation Satellite System) que permitem as aeronaves a execução de procedimento RNAV através da implantação do PBN - Performance Based Navigation (PBN especifica os requisitos de desempenho do sistema RNAV instalado a bordo de aeronaves que voam em rotas ATS).


** As horas totais do curso de Voo por Instrumentos (IFR) dependem da frequência dos voos e do aproveitamento do aluno. Após a conclusão de todas as fases descritas acima, o aluno é liberado ao voo de Check, realizado no Aeroclube de Eldorado do Sul por examinadores credenciados pela ANAC. O tempo do voo de check depende exclusivamente do examinador.

ANAC | INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR - IS nº 61-002 REVISÃO D (Manual do Curso Prático de Voo por Instrumentos - IFR)

INSTRUTOR DE VOO (INVA)



TEÓRICO

Matérias Básicas do Curso:
- Relações Interpessoais;
- Recursos AudioVisuais;
- Instrutor e a Comunicação;
- Fichas de Voo;
- Briefing e Debriefing;
- Medicina Aeroespacial;
- Direitos Aeronáuticos;
- Segurança de Voo;
- Sistema de Aviação Civil;
- Processo Ensino – Aprendizagem.



PRÁTICO

O Instrutor de Voo é o profissional capacitado a ministrar aulas teóricas e/ou práticas na aviação e requer previamente formação no Curso de Piloto Comercial. A parte prática se divide em 3 fases, são elas:

Seguindo as normativas da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, o curso é dividido em 3 fases de treinamento, sendo elas:

Fase 1: Voo Solo (1 hora de VOO SOLO) *
Fase 2: Preparação do Instrutor - PI (17,5 horas de voo)
Fase 3: Navegação (7 horas de voo)

Total:
21,5 horas + 1,5 horas no Voo de Check **
- Para alunos que realizaram voo solo na primeira hora.

OU

24,5 horas + 1,5 horas no Voo de Check ** - Para alunos que NÃO REALIZARAM voo solo na primeira hora.

* Obs.: Se considerado apto pelo Instrutor de Voo. Caso seja considerado não apto ao voo solo na primeira hora, é obrigatória a realização de mais 4 horas de adaptação. A próxima fase pode ser iniciada apenas se o aluno for considerado apto e realizar o Voo Solo. Caso não apto, segue treinamento na fase de adaptação até adquirir a proficiência.

** As horas totais do curso de Instrutor de Voo dependem da frequência dos voos e do aproveitamento do aluno. Após a conclusão de todas as fases descritas acima, o aluno é liberado ao voo de Check, realizado no Aeroclube de Eldorado do Sul por examinadores credenciados pela ANAC. O tempo do voo de check para o curso de Instrutor de Voo é determinado em 1h30m.

ANAC | RBAC nº 61 EMENDA nº 07 - LICENÇAS, HABILITAÇÕES E CERTIFICADOS PARA PILOTOS. (SUBPARTE M - HABILITAÇÃO DE INSTRUTOR DE VOO 61.231 - 61.237)