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 AERONAVES

 

C152 - CESSNA | PR-DAP PR-FFT

O Cessna 152 é uma aeronave monoplano de asa alta fabricada pela americana Cessna, asa semi-cantilever fabricada em liga de alumínio reforçado. Possui trem de pouso fixo triciclo, hélice de passo fixo e acomodação para dois pilotos lado a lado. É uma aeronave de uso civil, particularmente para instrução primária de pilotagem.

Especificações:
Motor: AVCO Lycoming 110 HP
Velocidade de cruzeiro – 85 KT
Velocidade de estol com flape- 38 KT
Velocidade de melhor razão de subida – 67 KT
Velocidade de melhor razão de planeio – 65 KT
Peso Vazio – 491 Kg
Peso Máx. Cat. Normal – 759 Kg
Autonomia – 4:30

Diamond DV-20 | PR-BTF

O Diamond DV-20 é uma aeronave asa baixa, monomotora e trem de pouso triciclo. Possui acomodação para dois pilotos lado a lado e foi desenvolvida e fabricada pela austriaca Diamond Aircraft.

Especificações:
Motor: Teledyne Continental Motors IO-240-B 125 HP
Velocidade de cruzeiro – 110 Kt
Velocidade de estol – 45 Kt
Peso Vazio – 528 Kg
Peso Máx. Decolagem – 800 Kg
Autonomia – 4:18

Cherokee PA28-140 | PT-KQV PT-DHR 

O Cherokee PA28-140 é uma aeronave de asa baixa, trem de pouso fixo, hélice de passo fixo, de excelente performance para instrução, projetada e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1960 pela então Piper Aircraft (atualmente New Piper Aircraft).

Especificações:
Motor: AVCO Lycoming 150 hp
Velocidade de cruzeiro – 100 mph
Velocidade de estol com flape- 55 mph
Velocidade de melhor razão de subida – 85 mph
Velocidade de melhor razão de planeio – 75 mph
Peso Vazio – 610 Kg
Peso Máx. Cat. Normal – 975 Kg
Autonomia – 5:00

Tupi EMB-712 | PT-NUR

O EMB 712 Tupi era o nome brasileiro do Archer II da Piper, e foi produzido pela Embraer sob licença da fabricante norte-americana. Lançado em 1979 no Brasil, em 1980 era considerado o mais barato e simples avião de turismo do país, além de ser econômico e apresentar alto nível de segurança, o que proporcionou grande aceitação entre os aeroclubes e o mercado nacional (145 unidades foram fabricadas). Era um avião de turismo muito satisfatório, com sua confortável cabine de comando duplo com quatro lugares.

Especificações:
Motor: AVCO Lycoming 0-360-A4 – 180 hp
Velocidade de cruzeiro – 100 Kt
Velocidade de estol com flape – 49 Kt
Velocidade de melhor razão de subida – 76 Kt
Velocidade de melhora razão de planeio – 78 Kt
Peso Vazio – 642 Kg
Peso Máx. Cat. Normal – 1157 Kg
Autonomia – 4:30

Paulistinha NE56C | PP-GSO PP-GST PP-HLQ PP-HMI PP-HRF

É um avião monomotor de asa alta fabricado pela Companhia Aeronáutica Paulista, asa semi-cantiléver revestida em tela, e a fuselagem em tubos de aço também com revestimento em tela. Trem de pouso fixo convencional, hélice de passo fixo e acomodação para dois pilotos em tandem. É considerado um dos aviões treinadores de maior sucesso no Brasil desde a década de 50, já tendo formado diversas gerações de pilotos de avião.

Especificações:
Motor: AVCO Lycoming 0-235-N2A – 115 HP
Velocidade de cruzeiro – 81 mph
Velocidade de estol – 39 mph
Velocidade de melhor razão de subida – 60 mph
Velocidade de melhor razão de planeio – 60 mph
Peso Vazio – 445 Kg
Carga Útil – 215 Kg
Peso Máx. Cat. Normal – 660 Kg
Autonomia – 4:30

Aeroboero 115 AB-115 | PP-GAB PP-GIF PP-GNJ

O AB-115 é uma aeronave monoplano de asa alta fabricadA pela Argentina Aero Boero, asa semi-cantilever fabricada em liga de alumínio reforçado. Possui trem de pouso fixo convencional, hélice de passo fixo e acomodação para dois pilotos em tandem. É uma aeronave de uso civil, particularmente para instrução primária de pilotagem.


Especificações:
Motor: AVCO Lycoming 0-235-C2A – 115 HP
Velocidade de cruzeiro – 90 mph
Velocidade de estol com flape- 42 mph
Velocidade de melhor razão de subida – 70 mph
Velocidade de melhor razão de planeio – 60 mph
Peso Vazio – 557 Kg
Peso Máx. Cat. Normal – 770 Kg
Autonomia – 4:30

Arrow III P28R | PT-OCO

O Piper Arrow é uma aeronave monomotor a pistão, asa baixa, trem de pouso retrátil, hélice de passo variável projetada e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1960 pela então Piper Aircraft (atualmente New Piper Aircraft), que utilizou como base o modesto projeto de aeronave monomotor a pistão Piper Cherokee, do mesmo fabricante. Além de ser utilizado em diversas escolas de aviação para treinamento avançado, o Piper Arrow é empregado para uso pessoal, devido ao seu custo-benefício.

Especificações:
Motor: AVCO Lycoming IO-360-C1C6 – 200 HP
Velocidade de cruzeiro – 130 Kt
Velocidade de estol com flape – 55 Kt
Velocidade de melhor razão de subida – 90 Kt
Velocidade de melhora razão de planeio – 79 Kt
Peso Vazio – 753 Kg
Peso Máx. Cat. Normal – 1247 Kg
Autonomia – 6:00

Seneca I PA34-200 | PT-LVA

O Piper Seneca é uma aeronave bimotor executiva a pistão de pequeno porte, asa baixa, trem de pouso escamoteável, fabricado pela Piper Aircraft (atualmente New Piper Aircraft) com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e cinco passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, projetada e produzida em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1970.

Especificações:
Motor: 2 x Lycoming 200 HP
Velocidade de cruzeiro – 140 Kt
Velocidade de melhor razão de subida mono – 92 Kt
Velocidade mínima de controle – 69 Kt
Peso Vazio – 1195 Kg
Peso Máx. Decolagem – 1910 Kg
Autonomia – 5:00

Seneca III EMB810-D | PT-VNI

O Piper Seneca é uma aeronave bimotor executiva a pistão de pequeno porte, asa baixa, trem de pouso escamoteável, fabricado pela Piper Aircraft (atualmente New Piper Aircraft) com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e cinco passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, projetada e produzida em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1970. Difere do Seneca I nos motores, os quais nesta versão apresentam maior potência, assim como outros itens modificados que incluem o pára-brisa, painel de instrumentos mais elegante e flaps operados eletricamente.

Especificações:
Motor: Continental TSIO-360KB / LTSIO-360KB
Velocidade de cruzeiro – 145 Kt
Velocidade de melhor razão de subida mono – 92 Kt
Velocidade mínima de controle – 66 Kt
Peso Vazio – 1293 Kg
Peso Máx. Decolagem – 2155 Kg
Autonomia – 5:00

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