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INSTRUTOR DE VOO

O Instrutor de Voo é o profissional capacitado a ministrar aulas teóricas e/ou práticas na aviação e requer previamente formação no Curso de Piloto Comercial.

Licença e Habilitação

Ao final do treinamento o piloto obterá uma licença de Instrutor de Voo Avião.

Requisitos 

Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1º classe ou superior

18 anos de idade

Ensino Médio completo

Licença de Piloto Comercial e habilitação MNTE válida

O que é o Certificado Médico Aeronáutico (CMA)

É um exame de saúde pericial que tem o objetivo de certificar a aptidão física e mental de tripulantes, considerando o exercício de cada função. A certificação médica busca limitar o risco à segurança do voo decorrente de problemas de saúde, tendo validade específica de acordo com a classe, função, idade e outras possíveis condições médicas.

Os requisitos de saúde necessários para obtenção de Certificado Médico Aeronáutico (CMA) podem ser consultados no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 67 – RBAC 67, disponível no site da ANAC (vide legislação) ou em PDF abaixo.

Aeronaves

Dispomos de uma frota diversificada para você ter liberdade de escolha em qual aeronave deseja realizar seu treinamento.  Para o treinamento de Instrutor de Voo Avião dispomos das aeronaves:

  • Aeroboero 115

  • Cessna-152

  • Piper Cheeroke

  • NE56c Paulistinha.

Treinamento 

O treinamento de Instrutor de Voo Avião tem duração mínima  de 21,5 horas de voo divididas em 4 fases.

Fase 1 

O aluno deverá realizar voo solo na primeira hora de voo. Caso o aluno não esteja apto a realização de voo solo realizará ao menos 4 horas de voo de adaptação na aeronave. Para prosseguir para fase 2 deverá obrigatoriamente realizar voo solo na aeronave.

Fase 2 

Conhecida como fase de Preparação do Instrutor - (PI) é composta de no mínimo 17,5 horas de voo onde o aluno irá realizar uma série de manobras, será submetido a situações adversas, realizará treinamentos de TGL, voará tanto solo como acompanhado pelo instrutor e irá aperfeiçoar as técnicas de ensino necessárias para a formação de um bom Instrutor de Voo Avião - INVA.

Fase 3

Conhecida como fase de voo de Navegação é composta no mínimo de 4 horas de voo visual (VFR), geralmente dividida em duas missões que visa ao aluno aprender as técnicas de ensino necessárias para esse tipo de voo. Vale ressaltar que os tempos levados em taxiamento com as aeronaves não contam para totalidade das horas da fase apresentada. 

Voo de cheque

Para a realização do voo de cheque de Instrutor de Voo Avião é necessário que o piloto tenha realizado e sido aprovado em Curso Teórico de Instrutor de Voo Avião em instituição de ensino aeronáutico credenciada pela ANAC e ter sido aprovado na banca da ANAC de Instrutor de Voo Avião. O voo de cheque é a última fase do curso de Instrutor de Voo Avião. É um voo de avaliação com um piloto examinador credenciado pela ANAC, onde serão realizadas perguntas técnicas sobre a aeronave e o voo, serão avaliadas as habilidades desenvolvidas pelo candidato à habilitação de Instrutor de Voo Avião.

Após o voo de cheque

Após o voo de cheque o aluno terá uma habilitação de Instrutor de Voo Avião e poderá ministrar instrução tanto prática quanto teórica como Instrutor de Voo (INVA). Para tanto, é necessário o envio de processo junto a ANAC. Se for desejo do piloto a secretaria do Aeroclube de Eldorado do Sul faz o processo burocrático.  A validade de cada habilitação é variável sendo a de INVA de 1 ano.

GRU - Guia de Recolhimento da União

Os pagamentos de taxas ou de valores de qualquer natureza junto à ANAC devem ser efetuados por meio do formulário Guia de Recolhimento da União - GRU, cada habilitação tem sua taxa atrelada a uma GRU específica.

 

Documentos para matrícula

  • RG; 

  • CPF;

  • Título de eleitor;

  • Histórico de conclusão do Ensino Médio;

  • Comprovante de residência; 

  • Certificado de reservista ou alistamento militar (homens);

  • Código ANAC;

  • CMA de 2° classe;

  • 2 Fotos 3x4.

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