AERONAVES
C152 - CESSNA | PR-DAP PR-FFT PR-FLP
O Cessna 152 é uma aeronave monoplano de asa alta fabricada pela americana Cessna, asa semi-cantilever fabricada em liga de alumínio reforçado. Possui trem de pouso fixo triciclo, hélice de passo fixo e acomodação para dois pilotos lado a lado. É uma aeronave de uso civil, particularmente para instrução primária de pilotagem.
Especificações:
Motor: AVCO Lycoming 110 HP
Velocidade de cruzeiro – 85 KT
Velocidade de estol com flape- 38 KT
Velocidade de melhor razão de subida – 67 KT
Velocidade de melhor razão de planeio – 65 KT
Peso Vazio – 491 Kg
Peso Máx. Cat. Normal – 759 Kg
Autonomia – 4:30
Diamond DV-20 | PR-BTF
O Diamond DV-20 é uma aeronave asa baixa, monomotora e trem de pouso triciclo. Possui acomodação para dois pilotos lado a lado e foi desenvolvida e fabricada pela austriaca Diamond Aircraft.
Especificações:
Motor: Teledyne Continental Motors IO-240-B 125 HP
Velocidade de cruzeiro – 110 Kt
Velocidade de estol – 45 Kt
Peso Vazio – 528 Kg
Peso Máx. Decolagem – 800 Kg
Autonomia – 4:18
Cherokee PA28-140 | PT-DHR
O Cherokee PA28-140 é uma aeronave de asa baixa, trem de pouso fixo, hélice de passo fixo, de excelente performance para instrução, projetada e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1960 pela então Piper Aircraft (atualmente New Piper Aircraft).
Especificações:
Motor: AVCO Lycoming 150 hp
Velocidade de cruzeiro – 100 mph
Velocidade de estol com flape- 55 mph
Velocidade de melhor razão de subida – 85 mph
Velocidade de melhor razão de planeio – 75 mph
Peso Vazio – 610 Kg
Peso Máx. Cat. Normal – 975 Kg
Autonomia – 5:00
Paulistinha NE56C | PP-GSO PP-GST PP-HLQ PP-HMI PP-HRF
É um avião monomotor de asa alta fabricado pela Companhia Aeronáutica Paulista, asa semi-cantiléver revestida em tela, e a fuselagem em tubos de aço também com revestimento em tela. Trem de pouso fixo convencional, hélice de passo fixo e acomodação para dois pilotos em tandem. É considerado um dos aviões treinadores de maior sucesso no Brasil desde a década de 50, já tendo formado diversas gerações de pilotos de avião.
Especificações:
Motor: AVCO Lycoming 0-235-N2A – 115 HP
Velocidade de cruzeiro – 81 mph
Velocidade de estol – 39 mph
Velocidade de melhor razão de subida – 60 mph
Velocidade de melhor razão de planeio – 60 mph
Peso Vazio – 445 Kg
Carga Útil – 215 Kg
Peso Máx. Cat. Normal – 660 Kg
Autonomia – 4:30
Aeroboero 115 AB-115 | PP-GAB PP-GIF PP-GNJ
O AB-115 é uma aeronave monoplano de asa alta fabricada pela Argentina Aero Boero, asa semi-cantilever fabricada em liga de alumínio reforçado. Possui trem de pouso fixo convencional, hélice de passo fixo e acomodação para dois pilotos em tandem. É uma aeronave de uso civil, particularmente para instrução primária de pilotagem.
Especificações:
Motor: AVCO Lycoming 0-235-C2A – 115 HP
Velocidade de cruzeiro – 90 mph
Velocidade de estol com flape- 42 mph
Velocidade de melhor razão de subida – 70 mph
Velocidade de melhor razão de planeio – 60 mph
Peso Vazio – 557 Kg
Peso Máx. Cat. Normal – 770 Kg
Autonomia – 4:30
Arrow III P28R | PT-OCO
O Piper Arrow é uma aeronave monomotor a pistão, asa baixa, trem de pouso retrátil, hélice de passo variável projetada e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1960 pela então Piper Aircraft (atualmente New Piper Aircraft), que utilizou como base o modesto projeto de aeronave monomotor a pistão Piper Cherokee, do mesmo fabricante. Além de ser utilizado em diversas escolas de aviação para treinamento avançado, o Piper Arrow é empregado para uso pessoal, devido ao seu custo-benefício.
Especificações:
Motor: AVCO Lycoming IO-360-C1C6 – 200 HP
Velocidade de cruzeiro – 130 Kt
Velocidade de estol com flape – 55 Kt
Velocidade de melhor razão de subida – 90 Kt
Velocidade de melhora razão de planeio – 79 Kt
Peso Vazio – 753 Kg
Peso Máx. Cat. Normal – 1247 Kg
Autonomia – 6:00
Seneca I PA34-200 | PT-LVA
O Piper Seneca é uma aeronave bimotor executiva a pistão de pequeno porte, asa baixa, trem de pouso escamoteável, fabricado pela Piper Aircraft (atualmente New Piper Aircraft) com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e cinco passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, projetada e produzida em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1970.
Especificações:
Motor: 2 x Lycoming 200 HP
Velocidade de cruzeiro – 140 Kt
Velocidade de melhor razão de subida mono – 92 Kt
Velocidade mínima de controle – 69 Kt
Peso Vazio – 1195 Kg
Peso Máx. Decolagem – 1910 Kg
Autonomia – 5:00
CAP 10 | PP-NCA
O Mudry CAP 10 é uma aeronave acrobática de treinamento de dois assentos construída pela primeira vez em 1970 e em produção até 2007. O avião foi desenvolvido a partir do Piel Super Emeraude e nasceu como CP100. O nome mudou para CAP 10, CAP para 'Constructions Aéronautiques Parisiennes'. O CAP 10 foi fabricado por Mudry (nome de seu designer) em Bernay, França, comprado pela CAP Industries que então se tornou Apex Aircraft.
Especificações:
Motor: Lycoming AEIO-360-B2F - 180 HP
Velocidade de cruzeiro – 130 Kt
Velocidade de estol com flaps down – 46 Kt
Fator de carga limitante - +6 G e -4.5 G
Peso Vazio – 540 Kg
Peso Máx. Decolagem – 760 Kg
Autonomia – 4:30
Citabria | PT-ITN
O Citabria foi inicialmente desenhado e produzido pela Champion Aircraft Corporation, e derivou do clássico “Champ 7EC”, em produção pela Aeronca de 1945 a 1951, que foi adquirida pela Champion em 1954.
Foi acrescentando o “A” de Aerobatic ao modelo 7EC, sendo o avião batizado de “Citabria”, que é “Airbatic” escrito ao contrário. Possui capacidade para dois pilotos em tandem.
Especificações:
Motor: Lycoming O-320-A2B - 150 HP
Velocidade de cruzeiro – 125 mph
Velocidade de estol – 49 mph
Fator de carga limitante - +5 G e -2 G
Peso Vazio – 517 Kg
Peso Máx. Decolagem – 748 Kg
Autonomia – 4:30