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PILOTO COMERCIAL

O Curso Prático de Piloto Comercial é o primeiro curso profissionalizante na carreira de um piloto. É o curso que visa proporcionar ao piloto situações diversificadas, voos para aeródromos distintos, maior confiança e experiência. Após sua conclusão o piloto poderá exercer atividade remunerada.

Seguindo as normativas da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, o aluno que requer Licença de Piloto Comercial, deve adquirir, no mínimo 150 horas de voo, de acordo com as habilitações pretendidas. Ressaltamos que as horas de voo realizadas durante o curso de Piloto Privado são válidas para o somatório das 150 horas de voo mencionadas.

Licença e Habilitação

A Licença de Piloto Comercial pode ser emitida juntamente com as habilitações de multimotor (MLTE) e voos por instrumentos (IFR). Normalmente estes 3 cursos são feitos em paralelo, ou seja, o aluno inicia os voos com o objetivo de obter prerrogativa de Piloto Comercial MLTE/IFR. Ressaltamos que a Licença de Piloto Comercial pode ser emitida com estas e outras habilitações, ou não. O piloto-aluno pode ainda optar por ter a prerrogativa de Piloto Comercial MNTE ou MLTE.  Cada opção de treinamento de Piloto Comercial contempla um Manual de Curso específico.

 

Requisitos 

Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1º classe 

18 anos de idade

Ensino Médio completo

Licença de Piloto Privado e habilitação MNTE válida

O que é o Certificado Médico Aeronáutico (CMA)

É um exame de saúde pericial que tem o objetivo de certificar a aptidão física e mental de tripulantes, considerando o exercício de cada função. A certificação médica busca limitar o risco à segurança do voo decorrente de problemas de saúde, tendo validade específica de acordo com a classe, função, idade e outras possíveis condições médicas.

Os requisitos de saúde necessários para obtenção de Certificado Médico Aeronáutico (CMA) podem ser consultados no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 67 – RBAC 67, disponível no site da ANAC (vide legislação) ou em PDF abaixo.

Aeronaves

Dispomos de uma frota diversificada para você ter liberdade de escolha em qual aeronave deseja realizar seu treinamento.  Para o treinamento de Piloto Comercial Avião dispomos das aeronaves:

  • Diamond DA-20

  • Cessna-152

  • Piper Cheeroke

  • NE56c Paulistinha

  • Aeroboero 115

  • Arrow III

  • Seneca I

Treinamento 

O treinamento de Piloto Comercial Avião pode variar de piloto-aluno para piloto-aluno em quantidade de horas de voo realizadas pois depende da quantidade de horas de voo adquiridas como experiência durante o treinamento de Piloto Privado Avião, e da habilitação pretendida por parte do piloto-aluno. Ao final do curso o aluno deve totalizar 150 horas de voo.

Horas visuais diurnas

Composta por no mínimo 70 horas de voo das quais o piloto deve ao menos voar 50 horas de voo em navegações aéreas (VFR). Vale ressaltar que os tempos levados em taxiamento com as aeronaves não contam para totalidade das horas da fase apresentada. 

Horas visuais noturnas.

Composta por no mínimo 6 horas de navegação visual (VFR) noturnas.

Próxima fase

A fase final de treinamento do curso de Piloto Comercial dependerá das habilitações pretendidas pelo aluno.  Saiba mais abaixo.

Voo de Cheque

Para a realização do voo de cheque de Piloto Comercial Avião é necessário que o piloto tenha realizado e sido aprovado em Curso Teórico de Piloto Comercial Avião em instituição de ensino aeronáutico credenciada pela ANAC , ter sido aprovado na banca de Piloto Comercial Avião da ANAC e ter um somatório total de 150 horas de voo.  

O voo de cheque é um voo de avaliação com um piloto examinador credenciado pela ANAC, onde serão realizadas perguntas técnicas sobre a aeronave e o voo e serão avaliadas as habilidades desenvolvidas pelo candidato à licença de Piloto Comercial Avião.

Após o voo de cheque

Após o voo de cheque o recém-formado Piloto Comercial passa a ser e ter uma licença de Piloto Comercial Avião e está apto a exercer atividade remunerada como piloto de acordo com sua habilitação. Para tanto, é necessário o envio de processo junto a ANAC para concessão de licença e/ou habilitação. Se for desejo do piloto, a secretaria do Aeroclube de Eldorado do Sul faz o processo burocrático.  A validade de cada habilitação é variável. 

GRU - Guia de Recolhimento da União

Os pagamentos de taxas ou de valores de qualquer natureza junto à ANAC devem ser efetuados por meio do formulário Guia de Recolhimento da União - GRU, cada habilitação tem sua taxa atrelada a uma GRU específica.

 

Documentos para matrícula

  • RG; 

  • CPF;

  • Título de eleitor;

  • Histórico de conclusão do Ensino Médio;

  • Comprovante de residência; 

  • Certificado de reservista ou alistamento militar (homens);

  • Código ANAC;

  • CMA de 2° classe;

  • 2 Fotos 3x4.

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INVA

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Revalidações

Realize sua revalidação conosco. Oferecemos revalidações MNTE, MLTE, IFRA e INVA. 

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