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Avião monomotor usado no curso curso prático de piloto comercial MNTE

MNTE

O Curso Prático de Piloto Comercial MNTE visa preparar o piloto para pilotar aviões monomotores seguindo regra de voo visual (VFR). 

Licença e Habilitação

O curso geralmente é realizado em conjunto ao Curso de Piloto Comercial. Ao final do treinamento e em caso de aprovação, o piloto terá habilitação MNTE (monomotora).

Requisitos 

Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1º classe 

18 anos de idade

Ensino Médio completo

Licença de Piloto Privado e habilitação MNTE válida

O que é o Certificado Médico Aeronáutico (CMA)

É um exame de saúde pericial que tem o objetivo de certificar a aptidão física e mental de tripulantes, considerando o exercício de cada função. A certificação médica busca limitar o risco à segurança do voo decorrente de problemas de saúde, tendo validade específica de acordo com a classe, função, idade e outras possíveis condições médicas.

Os requisitos de saúde necessários para obtenção de Certificado Médico Aeronáutico (CMA) podem ser consultados no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 67 – RBAC 67, disponível no site da ANAC (vide legislação) ou em PDF abaixo.

Aeronaves

Dispomos de uma frota diversificada, com aeronaves complexas, Glass cockpit, PBN - Performance Based Navitation, proporcionando treinamento RNAV, VOR e ILS com alto padrão de qualidade aliado as novas tecnologias. 

  • Diamond DA-20

  • Cessna-152

  • Piper Cheeroke

  • NE56c Paulistinha

  • Aeroboero 115

  • Arrow III

Treinamento 

O Treinamento MNTE tem por finalidade preparar o aluno para executar com segurança e desenvoltura as manobras e procedimentos requeridos em um voo sob condições visuais em aeronaves monomotoras.

Fase 1 - Ground School

A instrução no solo tem por finalidade realizar o preparo teórico tendo em vista a familiarização do aluno com os equipamentos a serem utilizados na instrução. O treinamento será dividido em dois módulos, sendo uma realizada em “mock-up” e outra na própria nacele da aeronave ou simulador, com as aeronaves IFR.

Fase 2 - Simulador de voo AATD

O treinamento em Dispositivo FSTD e aeronave IFR tem por finalidade preparar o aluno para executar com segurança e desenvoltura as manobras básicas requeridas em um voo sob condições IMC e ainda sair desta situação retornando ao voo sob VMC, dentro de um ambiente controlado. Esta fase do curso tem duração de 10 horas de voo em simulador AATD. Por meio do voo em simulador, é possível desenvolver consciência situacional para a prática de voo, com ênfase em procedimentos e anormalidades difíceis de reproduzir no voo real com segurança e baixo custo.

Fase 3 - Voo

O treinamento em aeronave visual visa garantir que o aluno aprimore sua habilidade de pilotagem, visto que já possui uma Licença de Piloto Privado, colocando a aeronave em situações que requerem maior performance, como no treinamento de manobras avançadas, e também que este aprimore e tenha autonomia em executar uma navegação em condições visuais.

Voo de cheque

O voo de cheque é um voo de avaliação com um piloto examinador credenciado pela ANAC, onde serão realizadas perguntas técnicas sobre a aeronave e o voo. Serão avaliadas as habilidades desenvolvidas pelo candidato à licença e/ou habilitação MNTE tanto em simulador de voo quanto em voo real.

Após o voo de cheque

Após o voo de cheque e em caso de aprovação o Piloto passa a ter uma habilitação MNTE, estando apto a exercer atividade de Piloto Cpmercial MNTE de acordo com a sua licença. Para tanto, é necessário o envio de processo junto a ANAC. Se for desejo do piloto, a secretaria do Aeroclube de Eldorado do Sul realiza o processo burocrático.  A validade de cada habilitação é variável. 

GRU - Guia de Recolhimento da União

Os pagamentos de taxas ou de valores de qualquer natureza junto à ANAC devem ser efetuados por meio do formulário Guia de Recolhimento da União - GRU, cada habilitação tem sua taxa atrelada a uma GRU específica.

 

Documentos para matrícula

  • RG; 

  • CPF;

  • Título de eleitor;

  • Histórico de conclusão do Ensino Médio;

  • Comprovante de residência; 

  • Certificado de reservista ou alistamento militar (homens);

  • Código ANAC;

  • CMA de 2° classe;

  • 2 Fotos 3x4.

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INVA

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Revalidações

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